Tuesday, March 23, 2010

Comunidades de Estudo e Prática da UnB


VISITA TÉCNICA
ao modelo organizacional Consórcio Modular para a linha de Caminhões VW --MAN - Resende, RJ-- Realizada 2/ago/2010 das 12 às 15:45

De bone amarelo: alunos da Universidade de Brasilia/FACE/ADM/ Logística: Guilherme, Athos e Israel.

De uniforme da fábrica: os profissionais da MAN que orientaram a visita: Roberto e Livia

http://www.vwcaminhoeseonibus.com.br/pt/company_factory_brasil.aspx
http://www.vwtbpress.com.br/

http://pembloco.blogspot.com/2010/03/comunidades-de-estudo-e-pratica-visita.html
CONFIRMADA!
Contato: Larissa Rodrigues,
PR & Press Officer (C.P.I.: 4011)
(24) 3381-1328 -

larissa.rodrigues@volkswagen.com.br
Empresa: MAN Latin America -
Rua Eng. Alan da Costa Batista, 100,
Pedra Selada, Resende, RJ 27.511-970


Ponto de Encontro no Rio de Janeiro para irmos a Resende: Aeroporto de Santos Dumond, chegada do vôo WebJet 6799 às 8:55 da manhã de 2 de agosto

Segue lista dos celulares dos participantes, para nos encontrarmos no Santos Dumond.
Guillermo Asper (61) 8405-0154
Ao vocês chegarem eu já estarei no Santos Dumond tomando café em pé ali mesmo no térreo, um bom ponto de encontro para os que desejam ir juntos dali em direção a Resende. Como a maioria ira no vôo 6799 vai ficar fácil coordenar.

Face ao número de confirmações escolheremos veículo apropriado ir a voltar de Resende. Confirmação pode ser a guillermo.asper@gmail.com ou no comentário do blog confirmando a compra da passagem e o celular.

Prevista apresentação na sala de conferências da MAN capacidade de 10 pessoas inciando a visita (horário previsto 11:00). O trecho Santos Dumond - Resende toma 2 horas. Não foi usado o aeroporto do Galeão (embora mais próximo do objetivo) por falta de opções convenientes de vôos.

Da apresentação a visita continua no chão da fábrica, podendo concluir num encontro para intercambiar as primeiras impressões às 16:00, quando para o serviço de montagem da fábrica.

O retorno as 16:30 para Santos Dumond visa o checking antes do horário limite das 18:52
O vôo de retorno a Brasília pela WebJet 6798 está marcado para às 19:52 com chegada a Brasília prevista para as 21:34 (FIM).

A opção recomendada tem um custo ATUAL de passagem ida e volta de R$323,04 incluida a taxa de embarque as reservas devem ser feitas individualmente pelos interessados, e notem que esses preços costumam variar logo para garantir o preço é preciso fazer a reserva. Ver detalhes no link
https://docs.google.com/fileview?id=0Bzc_uKF6-HRvZWFhNDU3YzctZGMyYy00YzE3LWFjNTQtMDk5YWRmNTI3ZmMy&hl=en

Trata-se do vôo 6799 que sai de Brasilia 2 de agosto 7:14, chegando em Santos Dumond às 8:55,
Recomenda-se o retorno no vôo 6798 que sai às 19:52 e chega em Brasília 21:34

que idealmente nos avisam de sua decisão para contarmos o grupo que se reunirá em Santos Dumond para ir a Resende (custo da ida a Resende vai depender da quantidade de pessoas, mas foi estimado em R$25).














Deseja vivenciar diretamente a inovação do Consórcio Modular VW? Avise o quanto antes de seu interesse, sem compromisso. Deixe seu comentário.

Experiência Pioneira do Consórcio Modular de Produção

Para o Professor Dr. Silvio Pires, autor de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Atlas, 2004) e do Case sobre o Consórcio Modular:
















http://www.volkswagen.com/br/pt/Volkswagen_do_Brasil/historia_da_volkwagen/fabricas_brasil/resende__rj.html
Esquema original do processo de produção da planta pioneira:















http://www.authorstream.com/Presentation/Nastasia-27756-Case-Volkswagen-Cons-rcio-Modular-Preliminar-Objetivo-Princ-pios-que-faz-Volks-Vantagens-Relacio-as-Entertainment-ppt-powerpoint/
Conheça mais sobre o Consórcio Modular VW nos slides acima

Videos ilustrativos da visita:
http://www.youtube.com/watch?v=qVm7_AqshaQ&feature=fvw Trata de uma visita a uma fábrica VW em Portugal, o que se assemelha ao que desejamos fazer com o Consórcio Modular em Resende, RJ.

http://www.youtube.com/watch?v=TRR01cSS1jQ&feature=related Aqui um noticiario da Globo sobre as oportunidades de trabalho na fábrica em Resende, RJ

http://www.youtube.com/watch?v=d0SdHAMWiRY&feature=player_embedded Este video em seu final mostra a montagem da cabine do caminhão ... sugiro avançar até este ponto ...

Antes de recomendar a opção no topo da página foram feita diversas investidas:

a) foi imaginado ir de carro, o custo do combustível no meu Dobló foi estimado ao redor de R$750
b) foi imaginado usar o ônibus da UnB desde que autorizado pelo comando de greve, autorização essa que no momento constitui uma incognita. Essa viagem de três dias implicaria em dois pernoites (R$60 x 2 = R$120), mais 5 refeições. E outras despesas, não estimadas;
c) foi estimado o uso da viação Itapemirin saindo da RodoFerroviaria. Uma viagem de 17 horas ao custo de R$338,00
d) foi avaliada a hipótese de mudar a data seguindo a pista de preços mais em conta. Encontramos o dia 3 de agosto a um custo de R$263,04, menor do que a opção escolhida, porém ocorre que chegariamos na Fábrica às 13:30 horas ao invês de chegarmos às 11 horas o que prejudicaria sensívelmente o tempo mínimo para a visita
e) estamos aguardando ainda autorizações da UAB e da MAN para avaliar a viabilidade de simultaneamente com a visita realizarmos uma video conferência, onde aqueles que não possam ir possam remotamente acompanhar o evento.

CURIOSIDADES DAS PESQUISAS ANTERIORMENTE FEITAS...

uma OPÇÃO Rodoviária para roteiro: BRASILIA - RESENDE:

Domingo 1o de Agosto
Trecho 1 - 433km - 5:25hs - saida às 6:30 da manhã, local a combinar. Almoço em Patos de Minas, MG ao meio dia sugestão de restaurante: http://www.enerestaurante.com.br/

Trecho 2 - 519km - 6:23hs - saida de Patos 14hs pernoite em Lambari, MG sugestão de hotel (2pessoas c/ café:R$120)http://www.lagohotellambari.com.br/


Segunda 2 de Agosto
Trecho 3 - 158km - 2:09 saida rumo a Resende às 6:30 da manhã, chegada prevista para visita na fábrica antes de 9 horas.
Utilizando Microonibus de 22 lugares valor indivisual aproximado R$200 mais pernoite R$60 = Total R$260






Outras opções e planilha de custos:






Via WebJet BSB-SantosDumond-BSB em 2 de agosto ida saida 7:14, chegada 8:55, volta saida 19:52, chegada 21:34 - Preço ida e volta R$353,04 ... (Notem que o vôo hoje recomendo é exatamente o mesmo que tinhamos pesquisado anteriormente no entanto hoje 23 de julho é R$30,00 mais barato (R$323) o que prova que esses preços mudam sem prévio aviso ...






Transfer para grupo de Santos Dumond a Resende ida e volta para grupo de 15 pessoas R$33,33.






Alias para quem alugar um carro em Santos Dumond, capaz de levar até 4 pessoas a um custo de aproximadamente R$20,00 (por pessoa) é só tomar a Linha Vermelha, na saida do aeroporto, em direção a São Paulo (pela Dutra) dirigir uma hora e meia e chegar a Pedra Selada, onde fica a Mann, pouco antes da entrada para Resende.






Total R$ 386 - R$260 = R$126 (essa seria a diferença à mais da solução aérea, ida e volta no mesmo dia...)






A Visita Técnica: como opção para assegurar o foco de interesse em processos de aprendizado.

Introdução: No caso de não saber nada sobre o assunto, você deve recorrer a wikipedia para tomar um primeiro contato com o tema e se não tiver nenhuma explanação criar uma. Bem, a visita técnica, é uma opção que traz grande proveito quando já se tem alguma ideia do que se quer aprender, embora situações de aprendizados inesperados costumam acontecer. A visita, para ser técnica, deve partir de um objetivo e requer preparo, esse plano exige algumas investigações preliminares. Poder-se-ia dizer que o método de aprendizado pela observação sobre o qual podem ser encontrados alguns rudimentos em http://www.funderstanding.com/content/observational-learning trata-se naturalmente de um método apoiado no processo de social learning theory (SLT) ou aprendizado via processos de socialização. Ver Bandura A. (1986) Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Coube a Bandura explicar que as pessoas aprendem umas das outras (mediante socialização) assim ocorre durante uma visita, que difere da aula pois a pessoa tem acesso direto à informação no mundo real o que lhe permite tirar suas próprias conclusões daquilo que diretamente observa. Esse aprendizado para Bandura ocorre mediante observação, imitação e modelagem. De fato a visita instiga a prosseguir nas etapas posteriores à observação porém não as inclue. A SLT é considerada uma teoria-ponte na medida em que conecta as teorias do comportamento com as do aprendizado cognitivo já que envolve atenção, memorização e motivação.

Dentro desse planejamento cabe:
1. dar um título: a visita técnica a (o nome da empresa e a área da empresa);
2. dar um subtítulo: para (o que se deseja aprender dessa visita?);
3. uma pequena pesquisa é devida tanto face a empresa no contexto do estudo desejado, quanto do tema de estudo referido;
4. um roteiro preliminar da visita seria igualmente útil, o que não significa que ao surgir a conveniência de modificar o roteiro este não possa ser flexibilizado;
5. de fato idealmente a visita deve ser precedida por uma pequena exposição a fornecer uma visão geral do cluster de processos de negócio da organização;
6. esses elementos de fato orientam a o relatório que se seguira à realização da visita; f) relatório este que deve ser submetido preliminarmente aos organizadores, e à própria empresa hospedeira da visita.

Um exemplo de visita: a visita técnica realizada à Thornbridge Brewery en Bakewell, Derbyyshire, UK, (distante 250 km ao norte de Londres) uma cervejaria moderna inglesa.
A fonte dos detalhes desta visita foram encontrados em http://www.theiet.org/students/on-campus/visit-to-brewery.cfm conforme relatório de Mathew Hobbs, Chairman do grupo Younger Members da Institution of Engineering and Technology (IET).

Sobre Thornbridge: é uma microcervejaria criada em 2004 e seu site fornece detalhadas explanações http://www.thornbridgebrewery.co.uk/ Inclusive indicando quais as mais famosas marcas produzidas, entre as engarrafadas e em barril se incluem a Jaipur e Kipling e entre as fornecidas apenas em barril a Lord Marples e Wild Swann. Thornbrige é reconhecido pelo seu investimento em experimentar novos sabores. O que levou a expandir a empresa, cinco anos depois para um ambiente maior e mais moderno.






O início da visita: para começar a visita foi servido uma amostra da Wild Swann enquanto o guia fornecia uma breve história sobre a cervejaria, enquanto delineava os pontos importantes do processo de feitura da cerveja (não se consegue traduzir ao português, brewing com uma só e única palavra). O tema cerveja no ambiente da lojística foi popularizado pelo MIT com seu famoso Beer Game ver aqui http://beergame.mit.edu/ Ainda nesse inicio de visita foram experimentados os ingredientes que definem o sabor da cerveja isto é o malte (que adoça a cerveja) e o lúpulo (que a amarga).





A continuação da visita: consistiu em transitar pelo ambiente observando quais componentes dos equipamentos são usados para que estagio do processo de “brewing.” Foram então guiados através da cervejaria e explanados como tudo funcionava e quais eram as habilidades exigidas para ser um mestre cervejeiro aquele que consegue comandar a produção da cerveja com sucesso. Você sabia que, depende do mestre cervejeiro o diferencial no aperfeiçoamento do sabor da cerveja? Foram enfatizadas ainda algumas técnicas que obtêm um melhor e exclusivo sabor na cerveja.

O processo de preparação: foram ainda demonstrados todos os diferentes modos de armazenar a cerveja e o como fazer para que o produto conquiste a melhor apresentação e sabor quando servido. Foi mostrado onde e como a cerveja é posta em barris e engarrafada.
A finalização da caminhada pela fábrica: a finalização consistiu no guia predizer o futuro do negócio da cerveja e as formas das pessoas vão preferir para bebe-la, com especial ênfase no futuro de Thornbridge e seus produtos. E naturalmente na ocasião foram servidas mais amostras das bebidas. No caso a Jaipur engarrafada com algums acompanhamentos. O guia ainda respondeu todas as perguntas que surgiram na hora, e falou mais sobre a situação de Thornbridge e de como a empresa pretende continuar sua caminhada de sucesso.

Algumas conclusões e reflexões: Os maiores benefícios da visita consistiram em estimular a intuição sobre como as cervejarias trabalham, e qual o esforço e as habilidades requeridas parea fazer a cerveja e o cuidado que é requerido para que esta chegue apropriadamente aos famosos Pubs ingleses e aos supermercados. Houve ainda bastante proveito no sentido de estabelecer algumas generalizações e comparações associando o aprendido na visita com outros processos industriais e de transformação, onde algumas das ideias observadas poderiam ser igualmente aplicadas. A visita foi considerada muito significativa quanto à sua relevância para que jovens possam imaginar opções a suas futuras carreiras, no mundo dos negócios. Não há dúvidas que visitas como estas proporcionam muitas oportunidades de estabelecer novos e importantes relacionamentos, convenientes para o futuro profissional de cada um.

Estas comunidades de estudo e prática estão surgindo no ambiente de greve de professores e funcionários da UnB em março, 2010, como uma forma de assegurar que o aprendizado pode ser perseguido de diversas formas, inclusive pelo contato direto com a realidade.






No caso da UnB estas comunidades abrigam três tipos de ação: Visita Técnica, Palestra de Especialista e Premiações a trabalhos de aprendizado. São vários já os professores e alunos que cientes desta iniciativa se dispõem a partipar dela na forma de ajudar na organização, participar das visitas, informar contatos para visitas e palestras de especialistas, e organizar as atividades de premiações de trabalhos. Que desejando se identificar podem fazê-lo no espaço de comentários deste blog.